quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FRIDA KAHLO

FRIDA KAHLO

Lembrei deste filme que vi não faz muito tempo, porque vi esta foto dos desfiles do SPFW e achei que há uma relação oculta aí, que remete a Frida! Não só pelas cores no vestido, mas pelos acessórios de cabeça e pescoço. Uma inspiração no olhar e na atitude, apenas minha impressão. E com isso indico o Filme que é muito lindo, profundo e vale a pena pelo figurino, pelos aspectos ligados à arte e a expressão de vida dentro de uma série de trágicos acidentes e envolvimentos amorosos. 

Frida Kahlo

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana que realizou principalmente auto-retratos nos quais utilizava uma fantasia e estilo inspirados na arte popular do seu país. Aos 16 anos, enquanto estudante, teve um grave acidente que a levou começar a pintar durante a recuperação. Os seus quadros representam fundamentalmente a sua experiência pessoal, em particular os aspectos dolorosos da sua vida que foi em grande parte passada na cama. Além de já fazer parte da minha videoteca, indico o filme por seus encantos na fotografia, nas cores que dão uma peculiaridade ao estilo de vida da Frida, pela trilha e principalmente pela atriz que a representa, Salma Sayek.


A Verdadeira Frida Kahlo


Achei uma entrevista bacana da Emília Duncan falando de Frida Kahlo e de seus figurinos e alguns comentários sobre a moda de Frida. Neste Site você cria a sua personagem com os looks de Frida Kahlo. Tem acessórios, vestidos, lenços, sapatos, colares, enfim, você veste e monta a Frida Kahlo como quiser.


Frida pintava alguns de seus vestidos para expressar além da beleza e das cores, os compromissos culturais com os povos indígenas com os quais se identificava, principalmente os astecas. 

“Meu vestido pendurado ali” – Frida Kahlo, 1933
Frida está constantemente no alvo da moda. Podemos notar a influência do seu jeito de vestir nas crições do estlista brasileiro Ronaldo Fraga, por exemplo. Em 1997, Jean Paul Gaultier desencolveu uma coleção inteira inspirada nela. E não faltam editorias que trazem seu estilo e sua arte como tema.


Quem se interessar pela vida da Frida Kahlo e por moda, vale a pena ler este artigo do Cláudio Carvalhaes que achei no site o Instituto do Zequinha Barreto. Confere lá.

2 comentários:

  1. Oi Flor! Muito obrigada!!
    E muito obrigada pelas fotos! To loca pra ver!
    Beijones!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a relação não é oculta. Ela me parece absolutamente explíssita!

    ResponderExcluir

Deixe seu e-mail e seu blog! o Blog da Moda adora suas visitas!